Transporte

Tudo o que você sempre quis saber sobre segurança no transporte

30 maio, 2019
Tudo o que você sempre quis saber sobre segurança no transporte

Uma grande preocupação da atualidade é justamente com o transporte público e a segurança. Não só da população que utiliza esses modais para seu deslocamento diário como também para as pessoas envolvidas no processo.

Uma vez que o transporte público é um fator muito importante para a mobilidade urbana, especialmente se tratando de grandes cidades, nas quais o fluxo de deslocamento de pessoas é bem grande. Por isso, para poder cumprir seus translados diários, a população necessita não só de modais disponíveis, como também de segurança nos mesmos.

Aldo Vendramin, presidente da empresa de tecnologia Consilux, acredita que para que a população possa dar credibilidade ao transporte público, este precisa ser integrado e contar com rapidez, agilidade e segurança.

Quer saber quais são os fatores que ajudam a garantir a segurança de quem utiliza o transporte público diariamente? Continue acompanhando este artigo:

Manutenção de equipamentos

Para Aldo Vendramin, a manutenção de equipamentos é uma das principais variáveis que podem ser utilizadas para garantir que o funcionamento de todos os componentes estejam em perfeito estado.

Assim, é possível garantir que os assentos estejam adequados ao mesmo tempo em que se sabe de todas as condições do motor, por exemplo.

Para isso, existe uma série de medidas que devem ser tomadas. Entre elas, estão a montagem, a desmontagem e o dimensionamento realizados por profissionais habilitados, assim como a manutenção preventiva e vistorias periódicas. Além disso, a continua revisão da própria frota e também dos estofados.

Treinamento de motoristas

Quando você investe em treinamento para os seus motoristas, ao mesmo tempo em que oferece mais qualificação e reciclagem dos motoristas, você ao mesmo tempo está investindo no futuro da sua empresa.

Além de melhorar de imediato o serviço da sua empresa, você também mostra para os seus colaboradores que a empresa investe nele, se importa com ele.

Palestras internas

Outra forma de lançar mão de ferramentas de educação é o oferecimento de palestras sobre temas que façam sentido para os colaboradores.

No caso dos motoristas, por exemplo, temas que abordem diretamente dores enfrentados em seu cotidiano, como a melhor forma de lidar com os passageiros.

Saúde dos colaboradores

Com certeza, uma pessoa saudável trabalha mais e muito melhor. Certo?

Pense nos seus colaboradores como parte da família que é a sua empresa e dessa forma, ofereça sempre exames periódicos, assim como a incentivo a campanhas de prevenção de doenças, entre outros.

Treinamento

Você já deve ter visto e utilizado ônibus de modelos diferentes. Certo? Então, esses modelos diferentes fazem com que os ônibus tenham características e até mesmo padrões distintos.

Aldo Vendramin explica que por isso é necessário disponibilizar treinamento para os motoristas, especialmente quando chegam carros novos na frota. O empresário diz que a tecnologia pode ser uma aliada nesse momento, podendo-se aproveitar de simuladores de treinamento para esse papel.

Vendramin lembra que os treinamentos, especialmente para os motoristas, ajudam a melhorar a produtividade do colaborador como também auxiliam na melhora da qualidade do atendimento e da prestação de serviço para o público final.

SASSMAQ

Já ouviu falar na norma SASSMAQ? Se uma empresa conta com colaboradores habilitados nessa norma, então ela já está um passo à frente de seus concorrentes, pois ela certifica que a pessoa conta com um treinamento que visa proporcionar um transporte de qualidade e seguro, seja para cargas ou passageiros.

Vendramin diz que essa certificação também visa assegurar a redução de riscos envolvidos no processo.

Transqualit

As normas Transqualit regem as questões jurídicas relacionadas à profissão e por isso, esse tipo de curso ou treinamento é capaz de qualificar o colaborador para que ele esteja ciente de suas obrigações e também de seus direitos.   

Fiscalização

Integrar um sistema de fiscalização eletrônica com o sistema de monitoramento de ônibus torna possível a supervisão.

Aldo Vendramin explica que a Consilux já conta com um robusto sistema capaz de realizar esse tipo de serviço. O empresário garante que tudo pode ser instalado no interior do veículo de forma discreta e sem atrapalhar qualquer coisa no fluxo dos ônibus e dos passageiros.

E não é só isso. Aldo Vendramin diz que o sistema de fiscalização desenvolvido pela Consilux ainda permite que sejam realizadas ações corretivas aos condutores infratores quando eles invadem as faixas exclusivas para ônibus.

Aldo Vendramin afirma que o sistema é altamente confiável. Além disso, ainda é capaz de gerar autos de infração com comprovação através de imagem. E ainda também armazena dados para geração de fonte de consulta, especialmente para disponibilizar para a obtenção de estatísticas.

E não podemos esquecer que também pode ajudar bastante na redução dos índices de acidentes.

Priorização do transporte coletivo

Ao priorizar o transporte coletivo, utilizando corredores de ônibus, juntamente com faixas prioritárias, conseguimos um aumento real efetivo da velocidade média, uma vez que diminuímos também as perdas por causa das frenagens e marchas reduzidas.

Aldo Vendramin explica que o sistema de priorização de transporte coletivo da Consilux é capaz também de ampliar sua abrangência de priorização também para outros veículos especiais, como ambulâncias e viaturas policiais.

Além disso, com sistema exclusivo de modularização, o produto da Consilux é capaz de trazer uma melhor relação de custo-benefício, trazendo mais confiabilidade para o dia a dia da operação.

Sem contar com o alto grau de integração desse produto com outros sistemas disponíveis, gerando uma rede integrada na cidade, tanto para a fiscalização, quanto para a agilidade e a segurança do local.

Sistema embarcado de ônibus integrado

Os sistemas embarcados de ônibus integrados também são outro recurso que pode ajudar bastante na segurança do transporte público. Essa solução, além de ajudar na melhoria da malha de transporte coletivo, também aumenta a eficácia e a eficiência dos mesmos.

Aldo Vendramin explica que esses sistemas possuem tanto estruturas operacionais quanto controles discretos. Assim, eles conseguem garantir mais segurança e versatilidade.

O sistema da Consilux também conta com um sensoriamento de frota e ainda de passageiros, um dispositivo que o conecta ao Centro de Controle Operacional e os pontos de ônibus, os terminais, as estações e até mesmo as câmeras de monitoramento da cidade.

Viu como todos esses sistemas trabalhando de forma integrada são capazes de tornar a cidade mais segura?

Aproveite e conte para a gente nos comentários se a sua cidade já possui algumas dessas soluções. E não esqueça de deixar uma dica de assunto que você gostaria de ver por aqui.