Normas e Segurança Petróleo

Saiba tudo sobre as normas regulamentadoras do setor de petróleo

12 março, 2019
Saiba tudo sobre as normas regulamentadoras do setor de petróleo

As normas regulamentadoras são muito importante para todos os setores. Certo? A indústria do petróleo não fica de fora dessa regra. Para que os derivados de petróleo possam chegar com segurança ao seu destino final, é preciso seguir um conjunto de regras específicas que sejam capazes de assegurar isso.

Aldo Vendramin, presidente da Consilux Tecnologia, afirma que as normas regulamentadoras ou NRs relacionadas a indústria petrolífera são políticas e diretrizes específicas que orientam os trabalhadores envolvidos na cadeia de produção do petróleo.  Para o empresário, é muito importante cumprir a risca cada uma dessas normas a fim de garantir a segurança de cada colaborador envolvido.

Para você ficar por dentro de todos os detalhes que envolvem as normas regulamentadoras do setor de petróleo, preparamos esse artigo especial. Acompanhe!

Normas regulamentadoras: o que são?

Antes de continuar, primeiro, precisamos entender exatamente o que são essas ditas normas regulamentadoras. Aldo Vendramin explica que elas são basicamente um conjunto de procedimentos técnicos que têm como intuito manter a segurança dos profissionais envolvidos no processo. Ou seja, são elas que ajudam a prevenir acidentes de trabalho.

Vendramin ressalta ainda que a utilização dessas normas não é algo opcional. O empresário explica que elas possuem caráter de obrigatoriedade e devem ser empregadas por todas as empresas.

Além de acarretar multas e outros prejuízos, as normas regulamentadoras também trazem diversas exigências que devem ser cumpridas. Com a tutela do Ministério do Trabalho, essas normas visam regulamentar o dia a dia de diversas profissões para garantir que os procedimentos estejam sendo feitos da maneira correta.

Algumas empresas chegam a se especializar tanto nessas normas que também realizam vistorias em projetos para se certificar que as normas estejam sendo cumpridas. A Consilux é uma dessas empresas e é capaz de realizar esse tipo de vistoria tanto para normas relacionadas a construção civil quanto para o setor de petróleo, por exemplo.

Benefícios das normas regulamentadoras

Aldo Vendramin explica que as normas regulamentadoras contam com políticas e parâmetros específicos para cada tipo de atividade, visando orientar cada trabalho da melhor forma possível. Assim, seu grande papel de garantir a segurança e a integridade física de cada profissional envolvido nos mais diversos processos.

Assim, a utilização das normas regulamentadoras podem trazer diversos benefícios para os trabalhadores e para as empresas. Quer conhecer alguns? Acompanhe abaixo:

Capacitação

As normas regulamentadoras devem ser muito bem conhecidas por cada profissional envolvido no processo. Por isso podem ser uma importante vantagem, já que permite que seja realizada a capacitação dos profissionais.

Aldo Vendramin acredita que, por isso, é necessário sempre realizar treinamentos e capacitação profissional para seus colaboradores, tendo em vista a regulamentação do seu setor. Com isso, também é possível ainda aprimorar a capacidade de desenvolver o papel de cada colaborador envolvido.

Condições de trabalho

Os preceitos que regem as normas regulamentadoras também vêm para assegurar que as condições de trabalho assim como o local sejam adequados para prática laboral.

Padronização

Graças as normas regulamentadoras também é possível padronizar um serviço de qualidade, fornecendo produtos ou resultados sempre iguais para que as pessoas que compraram recebam a mesma coisa.

Reduzir os acidentes

Aldo diz que o emprego das normas regulamentadoras é capaz de diminuir as chances de acontecer um acidente.

Assim, é possível evitar problemas futuros, tanto com perda de dinheiro ou problemas com a equipe.

Segurança

Um dos objetivos das normas regulamentadoras é manter a segurança dos profissionais envolvidos. Por isso, além de avaliar e orientar a correta realização das tarefas, também garante que as pessoas utilizem os equipamentos necessários para garantir a segurança.

Esses equipamentos são chamados de Equipamento de Proteção Individual ou EPI. Aldo Vendramin explica que existem diversos tipos de equipamentos de segurança e que cada um deles é adequado para uma determinada realidade. Assim, é preciso saber quais são exatamente os tipos de equipamentos necessários para cada atividade.

Normas regulamentares da indústria do petróleo

Você sabe que um dos objetivos da normatização é justamente proteger os trabalhadores envolvidos no processo. Assim, a indústria do petróleo, em suas plataformas, são regidas pela NR 30 ou norma regulamentadora 30. Aldo Vendramin explica que essa norma deve ser aplicada para todas as pessoas que estejam envolvidas em qualquer parte do processo, especialmente nos processos de produção em embarcações comerciais, tanto no transporte de pessoas ou passageiros e até mesmo para a prestação de serviços.

Para Vendramin, é de extrema importância que o setor de petróleo possa cumprir todas as normas de segurança de maneira rigorosa, garantindo seguridade para as pessoas envolvidas e para o meio ambiente. O empresário diz que é necessário estar sempre atento ao devido emprego das regras, desde a construção até a operação do dia a dia da plataforma.

Assim, a NR 30 veio para padronizar tanto questões de uniformidade do produto final e serviços, bem como a segurança dos procedimentos e das pessoas envolvidas no processo. Dessa forma, para Aldo Vendramin é de extrema importância conseguir conscientizar os trabalhadores sobre o seu papel dentro desse circuito.

Ao mesmo tempo, é preciso que os empregadores disponibilizem para seus empregados os meios e equipamentos necessários para que eles consigam desempenhar seus papéis da forma correta. Para isso, é importante saber utilizar da forma correta os EPIs, ou Equipamentos de Proteção Individual.

Além disso, Aldo também diz que é muito importante realizar treinamentos e capacitação profissional para todos os colaboradores. Dessa forma, é mais fácil manter a equipe sempre atualizada e a postos, a fim de estarem sempre preparados para realizar seus serviços e precavidos para que não aconteçam acidentes de trabalho.

O empresário garante que por isso é necessário constituir um Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo de Embarcações e também uma CIPA ou uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Bastantes detalhes para conseguir manter a segurança dos profissionais envolvidos com a indústria do petróleo, não é mesmo?

Se esse artigo ajudou você de alguma forma, aproveite e conte para a gente nos comentários quais outros assuntos você gostaria de ver por aqui no blog.