Construção

Obras inteligentes: saiba tudo sobre sustentabilidade na Construção Civil

3 abril, 2019
Obras inteligentes: saiba tudo sobre sustentabilidade na Construção Civil

Você já ouviu falar em obra inteligente? Essa expressão vem reafirmar o compromisso da Construção Civil com a sustentabilidade, adaptando suas edificações aos compromissos com o meio ambiente.

Um exemplo que está em alta pelo mundo é a construção dos chamados prédios híbridos. Eles abrigam ao mesmo tempo apartamentos residenciais e salas empresariais para coworking, ajudando a evitar deslocamentos entre o trabalho e a casa das pessoas. Uma iniciativa bem diferente, não achou?

Mas não é preciso contar com grandes ideias desse tipo para que um projeto possa ser considerado inteligente. Aldo Vendramin, presidente da Consilux Tecnologia, diz que detalhes podem fazer uma grande diferença na hora de montar um projeto. Saber utilizar bem o posicionamento de portas e janelas, tanto externas quanto internas, para melhorar a ventilação e a incidência luminosa no ambiente ajuda a reduzir os gastos com a conta de energia elétrica, por exemplo.

Iniciativas pequenas porém bem inteligentes, certo? Além disso, várias outras atitudes que são vistas exatamente nos detalhes podem fazer toda diferença no canteiro de obras. Aldo Vendramin afirma que as inovações tecnológicas possibilitaram a criação de um grande número de soluções que aumentam a eficácia da Construção Civil. O empresário lembra que dois grandes avanços substanciais foram tanto a criação de tecnologias menos poluentes assim como o aumento da vida útil dos materiais utilizados.

Tecnologias simples como isolantes térmicos, telhados verdes e até o próprio uso de energias renováveis nos projetos podem tornar a construção ainda mais sustentável. Sabia?

Preparamos esse artigo especialmente para você ficar por dentro das iniciativas que tornam a Construção Civil mais sustentável e entender como são construídas as obras inteligentes. Boa leitura!

O que é sustentabilidade, afinal?

Antes de vermos as atividades relacionadas a sustentabilidade no universo da Construção Civil, vamos primeiro entender melhor qual é exatamente o significado desse conceito?

A sustentabilidade pode ser definida como um conjunto de atividades que consegue suprir as necessidades vigentes do homem ao mesmo tempo em que não compromete o futuro dos recursos naturais e do planeta para as gerações que virão. Aldo Vendramin ressalta que a sustentabilidade está diretamente ligada ao emprego dos recursos naturais de forma inteligente, sem agredir o meio ambiente e gerando economia de seus recursos.

Existem muitas atitudes que são capazes de tornar o seu dia a dia mais sustentável. Sabia? Desde a indústria agrícola, por exemplo, com o incentivo de produção e de consumo de alimentos orgânicos até mesmo o replantio de recursos vegetais.

Mas algumas pequenas mudanças no seu próprio cotidiano já podem ajudar a fazer a diferença, segundo Aldo Vendramin. O empresário diz que escolher fazer a coleta seletiva de materiais reciclados, fazer pequenos deslocamentos de bike, diminuir a utilização de combustíveis fósseis, deixa a janela aberta para arejar a casa são pequenas ações que você pode não sentir muita diferença, mas que já contribuem bastante para o meio ambiente.

Mas e que atitudes são essas quando falamos de construção civil? É o que vamos ver a seguir.

Como ser sustentável na Construção Civil?

Você sabe que ser sustentável é saber utilizar os recursos naturais que temos de forma inteligente, preservando-os para as gerações futuras, certo? Mas deve estar ainda se perguntando como a Construção Civil é capaz de ajudar nessa tarefa, não é mesmo?

Uma obra inteligente é capaz de adotar os princípios de sustentabilidade e tornar não só o canteiro de obras um lugar mais sustentável, mas também a construção após ela ficar pronta, seja um prédio comercial, residencial ou uma casa.

Aldo Vendramin explica que algumas atitudes como o reaproveitamento de água, o racionamento de energia, o estímulo a coleta seletiva e a criação de ambientes utilizando a iluminação e a ventilação natural podem favorecer muito o meio ambiente e tornar essas construções mais inteligentes.

Para você entender melhor como isso funciona na construção civil, fizemos uma listinha. Acompanhe:

Diminuir e eliminar os resíduos do canteiro de obras

Graças a tecnologia, os planejamentos das obras estão se tornando cada vez mais precisos. Sabia? Desde a exatidão do cálculo dos materiais que serão necessários até mesmo a maior precisão dos procedimentos, diminuindo tanto o desperdício dos materiais como também as falhas do processo.

Aldo Vendramin acredita que essa já é uma realidade presente em muitas obras pelo mundo e que deve ser adotada de forma sistemática pelos envolvidos nos processos construtivos.

Materiais mais duráveis e resistentes

Outra vantagem que as inovações tecnológicas trouxeram para o canteiro de obras foi o melhoramento e o aperfeiçoamento dos insumos utilizados na construção. Para Aldo Vendramin, com materiais e equipamentos mais duráveis e resistentes, é possível reduzir tanto os custos com os mesmos quanto o impacto de fabricação e descarte deles no meio ambiente.

Materiais ecologicamente corretos

Quanto mais materiais que não agridem o meio ambiente estiverem presentes na sua construção, mais inteligente ela será. E graças a tecnologia, isso pode acontecer em larga escala.

Aldo Vendramin conta que nos últimos anos surgiram diversos produtos amigos do meio ambiente que chegaram até os canteiros de obras para tornar o processo construtivo mais sustentável e ao mesmo tempo também deixar a obra mais inteligente quando pronta.

Priorização dos recursos naturais

Uma técnica que pode ser facilmente aplicada a qualquer construção bem estruturada é pensar a planta de modo em que os ambientes e espaços internos sejam mais arejados e aproveitem bem a circulação de ar e a iluminação natural.

Dessa forma, Aldo Vendramin explica que a economia com a conta de luz será bem maior. E quando você utiliza menos energia elétrica, você está contribuindo para preservação ambiental.

Reaproveitamento

Reaproveitar os recursos é uma maneira simples de garantir que eles não faltarão futuramente.

Aldo Vendramin diz que a própria instalação de placas fotovoltaicas para o aproveitamento da energia solar pode fazer bastante diferença, uma vez que esta é uma energia renovável.

Outras iniciativas como a captação da água da chuva para lavar áreas comuns ou até mesmo ser utilizada para a descarga são exemplos que podem ajudar ainda mais o meio ambiente.

Viu como a sustentabilidade pode estar presente de maneira simples, porém marcante na indústria da Construção Civil?

Se esse artigo ajudou você, aproveite para contar para a gente nos comentários quais outros assuntos você gostaria de ver aqui.