Fiscalização eletrônica Petróleo

De olho na plataforma: saiba como é realizado o monitoramento nas plataformas de petróleo

17 abril, 2019
De olho na plataforma: saiba como é realizado o monitoramento nas plataformas de petróleo

A segurança das plataformas de petróleo é uma constante preocupação da indústria petrolífera. Além de uma série de procedimentos padrão de segurança, esses locais também contam com regras de segurança que não podem ser descumpridas. Pensando nisso e com o intuito de monitorar tudo o que está acontecendo em tempo real, começaram a ser utilizadas câmeras de monitoramento nas plataformas de petróleo, o que permite a vigilância em tempo real.

Aldo Vendramin, presidente da Consilux Tecnologia, explica que a necessidade da realização de um monitoramento em tempo real nas plataformas de petróleo se justifica por inúmeros motivos, entre os quais manter que tudo esteja funcionando corretamente no interior dessas instalações. O empresário afirma que o monitoramento ajuda a ter certeza de que tudo que está acontecendo dentro das instalações está dentro dos padrões de segurança. Assim, para Aldo Vendramin, é possível prevenir que aconteçam acidentes ou até mesmo que seja possível minimizar os efeitos de alguma ocorrência que possa acontecer.

É importante lembrar que nas plataformas de petróleo também ficam instalados gasodutos e oleodutos que podem sofrer danos ou desgastes como o tempo ou até mesmo fruto de uma ação criminosa ou terrorista. Afinal, você sabe que existem pessoas que podem querer sabotar esses locais intencionalmente, não é mesmo? Por isso, Aldo Vendramin diz que é tão importante quanto monitorar o local como um todo também realizar o acompanhamento e a vigilância dos gasodutos e oleodutos.

Assim, a Consilux Tecnologia criou sistemas que são capazes de controlar e monitorar automaticamente e também em tempo real os gasodutos e os oleodutos. Por isso, podem ser integrados a sistemas mais robustos ainda, garantindo a segurança de todo o local.

Acompanhe esse artigo e entenda como é realizado o monitoramento em plataformas de petróleo.

Monitoramento e seus desafios

Para prevenir problemas com falhas no processo, sejam elas de natureza técnica ou até mesmo provocados por ações terroristas ou criminosas, é muito importante garantir que as plataformas de petróleo estejam sendo monitoradas.

É claro que você também sabe que esse locais são ambientes altamente voláteis e por isso precisam contar com alto padrão de exigência de segurança, tanto para proteger os profissionais envolvidos no trabalho como também o meio ambiente.

Mas esses não são os únicos desafios enfrentados pelas plataformas na questão de segurança e também de monitoramento. Vamos conhecer alguns?

Tempo e clima

As plataformas marítimas, instaladas em alto mar, local onde a maior parte das plataformas de petróleo estão instaladas, se encontram sujeitas às condições climáticas do local. Essas condições podem não ser nada favoráveis ou fáceis de se enfrentar. Além da própria salinidade local, também estão expostas uma diversidade de condições, como neblina, altas temperaturas ou até mesmo grandes tempestades ou maremotos.

Por isso, Aldo Vendramin diz que essas plataformas devem ser monitoradas em tempo real, garantindo controle e segurança de todo o ambiente ao evitar acidentes ou até mesmo controlar qualquer eventual ocorrência antes que ganhe grandes proporções.

Oleodutos e gasodutos

Com certeza, você sabe que o ambiente de uma plataforma é completamente volátil, certo? Além disso, também é importante estar ciente que esses locais sempre estão vulneráveis a vazamentos. Assim, pensando em evitar problemas, Aldo Vendramin conta que é de extrema importância controlar e monitorar o que está acontecendo no local com o auxílio de câmeras de monitoramento e uma central de controle.

Então, a plataforma pode ser um local mais seguro. Aldo Vendramin diz que ao monitorar os ambientes também é possível detectar calor. Assim, é possível detectar um escapamento de óleo ou até mesmo de gás. Aldo Vendramin afirma que até mesmo os vazamentos que não são visíveis a olho nu podem ser ser descobertos bem no início com a ajuda de um monitoramento que identifique o calor dos ambientes, dos gasodutos e dos oleodutos.

Rastrear o entorno

Já vimos que as plataformas podem ser alvos de ações criminosas ou terroristas. Certo? Assim, conseguir rastrear o entorno da instalação por barcos e até mesmo por pessoas na água pode fazer toda a diferença para a segurança no local.

Full time

Aldo Vendramin diz que não adianta fazer uma varredura em determinados horários. O empresário garante que é necessário que o monitoramento seja realizado em tempo real. É claro que podem gravar o que está acontecendo para posterior análise. Porém, o acompanhamento através de uma central de segurança deve ser feito em tempo real para que qualquer intercorrência possa ser identificada na hora e as ações cabíveis possam ser tomadas antes que algo ruim aconteça.

Tarefas automáticas

Para Aldo Vendramin, um detalhe que faz toda a diferença no monitoramento de uma plataforma é a capacidade que o sistema tem de realizar tarefas automáticas. Isso, com certeza, facilita o trabalho do agente de monitoramento como também pode tornar o trabalho mais rápido.

Então o videomonitoramento realmente é vantajoso?

Você acabou de ver os desafios do videomonitoramento e com certeza já concorda que são muitos e delicados, certo? Por isso, para Aldo Vendramin, é tão importante contar com controle em tempo real de plataformas de petróleo, oleodutos e gasodutos. Dessa forma, o monitoramento permite uma gestão segura, ajudando a aumentar a produtividade e auxiliando na agilidade e na precisão de toda a cadeia, identificando de imediato qualquer possível vazamento ou até mesmo tentativas de ações criminosas.

Inibição de vandalismo

Aldo Vendramin diz que um dos principais problemas que as plataformas e até mesmo as refinarias enfrentam é exatamente o vandalismo e ações criminosas. Assim, utilizando um sistema de videomonitoramento para fiscalizar o local bem como equipamentos com sensores, é mais fácil inibir que essas ações sejam realizadas.

On time

Ter um sistema que possa funcionar durante 24h por dia deixou de ser um diferencial e passou a ser uma prioridade para as empresas, especialmente na indústria do petróleo. Aldo Vendramin acredita que o acesso às imagens e informações em tempo real traz mais segurança para a empresa e para todos os trabalhadores envolvidos no processo. Assim, caso haja qualquer tipo de problema, é possível intervir o mais cedo possível, solucionando prontamente o problema e prevenindo que o mesmo se alastre.

Automatização

Outra funcionalidade fundamental para um sistema de monitoramento é a possibilidade de contar com alertas automáticos e altamente personalizáveis. Dessa forma, com certeza, é possível ter mais segurança para o ambiente monitorado.

Assim, por exemplo, é possível configurar alertas para possíveis vazamentos ou até mesmo aproximação de pessoas a áreas restritas.

Gostou de entender um pouco melhor como funciona o monitoramento na plataforma de petróleo? Aproveite para deixar nos comentários outros assuntos que você gostaria de ver aqui no blog.