Construção Tecnologia

Construção civil e a nanotecnologia

14 março, 2019
Construção civil e a nanotecnologia

Você já ouviu falar em nanotecnologia? Pode até parecer que estamos falando de um futuro distante, mas pode acreditar que essa já é uma realidade! E, além disso, está presente em inúmeras soluções. Sabia?

De acordo com os especialistas, a nanotecnologia traz em si o poder de realizar diversas mudança no dia a dia das pessoas, podendo influenciar diversas áreas, desde a medicina até mesmo os transportes.

A Construção Civil e a Engenharia foram áreas que já ganharam bastantes contribuições dos estudos e aplicações da nanotecnologia. E por isso a indústria da construção apresenta uma grama de materiais que já são produzidos a partir das dimensões nanométricas.

Aldo Vendramin, presidente da Consilux Tecnologia, explica que esses novos produtos contam com propriedades, tanto químicas quanto físicas, novas e que esse resultado é muito interessante e ajuda a melhorar diversos artigos. E sempre procurando aperfeiçoar as descobertas, muitos estudos, inclusive em âmbito universitário, têm sido realizados com o intuito de aprimorar os produtos já existentes e até mesmo fazer novas descobertas para melhorar ainda mais.

Até agora, a Construção Civil já recebeu inúmeros tipos de contribuições em diversos produtos. Aldo Vendramin diz que as primeiras pesquisas conseguiram obter diversas descobertas e melhoramento de materiais, como adesivos, argamassas poliméricas,  concretos, impermeabilizantes, lubrificantes atóxicos e até mesmo solventes biodegradáveis.

Se você está curioso e quer saber mais sobre essas novidades nas áreas de Construção Civil e Engenharia, então aproveite para acompanhar esse artigo!

O que é nanotecnologia?

Você realmente sabe o que é nanotecnologia? Por isso, antes de continuarmos, vamos entender melhor o que esse termo quer dizer?

Em linhas gerais, o termo nanotecnologia, segundo Aldo Vendramin, é o estudo na manipulação e da construção de materiais a partir do controle de moléculas e átomos. O empresário diz que é exatamente por isso que ela pode estar presente em mais materiais do que podemos imaginar!

Seus fundamentos apresentam como base o desenvolvimento de técnicas e ferramentas que sejam capazes de posicionar, sejam átomos ou moléculas, em locais específico. Assim, utilizando uma escala microscópicas, é possível produzir estruturas planejadas, gerando os materiais desejados. Achou impressionante? E não é só isso, porque se você for parar para pensar, vai entender que isso é feito mais ou menos numa proporção de um milhão de vezes menor que um metro!

De acordo com autoridades no assunto, esta ciência conta com uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento econômico e social, além de trazer um convite multidisciplinar para o aprimoramento tecnológico.

E para que essas técnicas estejam em constante desenvolvimento, é preciso realizar cada vez mais pesquisas nesse âmbito. Aldo Vendramin acredita que tais pesquisas podem ser capazes de desenvolver produtos cada vez mais seguros e resistentes. Além disso, o empresário também afirma que com o avanço dos estudos ainda será possível criar materiais com menor custo de produção, uma vez que isso já é possível hoje.

Uma das utilizações da nanotecnologia, por exemplo, é a sua capacidade de tornar os materiais mais leves e ao mesmo tempo mais resistentes. Essas duas características, segundo Aldo Vendramin, são ótimos atributos a serem desenvolvidos em produtos relacionados a Engenharia e a Construção Civil. Afinal de contas, tanto leveza quanto resistência são fatores cada vez mais indispensáveis na hora de realizar uma construção.

Os benefícios da nanotecnologia

Agora que você já sabe mesmo o que é a nanotecnologia, é hora de entender quais são os grandes benefícios que essa tecnologia pode trazer e até mesmo já traz para os materiais, especialmente para a Construção Civil. Aldo Vendramin destaca que a utilização de materiais nanoestruturados para produção é o grande segredo por trás de todas as vantagens envolvidas nessa cadeia.

Vamos conhecer quais são essas vantagens?

Leveza

Contar com materiais mais leves na Construção Civil pode fazer toda a diferença, especialmente para o resultado final. Aldo Vendramin afirma que a leveza dos materiais com certeza é uma vantagem competitiva.

Maior duração

A duração de um material é algo que é muito prezado tanto pela indústria quanto pelos consumidores. Certo? A Construção Civil, então, considera muito importante a duração dos materiais que utiliza na composição de suas construções. Com a nanotecnologia, foi possível dar um grande salto na duração dos produtos desenvolvidos. Vendramin diz que esses estudos trouxeram materiais mais duradouros.

Maior flexibilidade

Para Aldo Vendramin, uma grande utilidade para a Construção Civil é a flexibilidade de materiais. Era algo muito difícil de ser realizado antes das técnicas de nanotecnologia.

Mais forte que aço

A Construção Civil precisa de materiais que devem ser bem fortes, por esse motivo, muitas vezes, o aço é utilizado. Aldo Vendramin diz que contar com outros materiais tão fortes ou mais fortes que o aço é uma excelente alternativa para a resistência da construção. O empresário diz que graças a nanotecnologia, isso também é possível.

Mais resistência

A Construção Civil também precisa de materiais que tenham maior resistência. E a nanotecnologia, com certeza, pode ajudar nessa tarefa, graças a sua capacidade de apontar o local específico de posicionamento dos átomos e moléculas.

Mudança na propriedade

A nanotecnologia tem a grande capacidade de modificar os materiais a partir da sua estrutura. Assim, ela pode trabalhar mudando as propriedades do produto. Aldo Vendramin explica que é assim que ela é capaz de fazer com que o material final seja mais resistente, por exemplo.

Produtos atóxicos

Muitos materiais são tóxicos e por isso pode fazer mal à saúde. Isso pode complicar a aplicação ou até mesmo ser prejudicial a longo prazo. Vendramin comemora a utilização da nanotecnologia para a criação de produtos atóxicos.

Produtos Novos

Não só de modificação das propriedades dos produtos vive a nanotecnologia. Ela, como explica Aldo Vendramin, também é capaz de criar novos materiais. Isso é possível pois ela consegue realizar a marcação e o posicionamentos dos átomos e moléculas. Dessa forma, é possível criar novos materiais.

Resistência à oxidação

Com certeza, você sabe que os materiais metálicos podem oxidar e gerar problemas para uma construção, não é mesmo? Aldo Vendramin conta que a nanotecnologia possibilitou a realização do chamado coating em materiais metálicos, garantindo o aumento da resistência à oxidação.

Viu como a nanotecnologia pode ajudar a Engenharia e a Construção Civil?

Se você gostou desse artigo, aproveite para deixar um comentário e nos contar quais outros assuntos você gostaria de ver aqui no blog.