Construção Transporte

Como a Construção Civil impacta na mobilidade urbana?

8 maio, 2019
Como a Construção Civil impacta na mobilidade urbana?

Depois de ler o título deste artigo, você deve estar pensando nesse momento sobre a relação da Construção Civil e da mobilidade urbana. Não é mesmo?

A Construção Civil pode ser definida como a execução de um projeto que já foi definido na área de edificações, englobando a realização de obras como edifícios, casas, pontes, estradas, aeroportos e outras infraestruturas que podem ser necessárias para a cidade.

Enquanto isso, a mobilidade urbana está associada ao movimento de pessoas pelos centros urbanos. E atualmente quando falamos desse tema, logo lembramos dos grandes congestionamentos que podem ser encontrados nas cidades. Certo?

Exatamente por isso, o tema da mobilidade urbana tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia da sociedade, uma vez que muitos deslocamentos precisam ser realizados diariamente para que a própria cidade possa manter seu desenvolvimento e as pessoas possam chegar aos seus locais de trabalho, estudo ou até mesmo voltar para casa.

Para o presidente da Consilux Tecnologia, Aldo Vendramin, uma das soluções disponíveis no mercado para ajudar a melhorar os problemas que envolvem a mobilidade urbana das grandes cidades é contar com um bom planejamento urbano e soluções de Construção Civil.

Quer saber mais como a Construção Civil e a mobilidade urbana podem ser grandes aliadas para melhorar o seu deslocamento diário? Acompanhe esse artigo e fique por dentro:

O que é mobilidade urbana?

Para podermos entender melhor como a Construção Civil e a mobilidade urbana caminham, juntos, vamos antes compreender melhor o que é a mobilidade urbana.

Pensando em um ambiente urbano, a mobilidade urbana tem como objetivo facilitar o deslocamento de pessoas e até mesmo de bens. Por isso, esta acaba sendo parte essencial do desenvolvimento da economia e das atividades sociais nas cidade.

Porém não é bem um deslocamento fácil que acabamos vendo pelas cidades brasileiras. Certo? Atualmente existe um grande volume de carros nas ruas, principalmente impulsionados pela facilidade de se adquirir veículos pessoais. Isso faz com que aumentem os congestionamentos nas cidades, contribuindo para a poluição, aumento dos acidentes e também do estresse da população local.

O crescimento das cidades sem planejamento é um dos principais problemas que causam congestionamentos pelos perímetros urbanos. Para Aldo Vendramin, a falta de planejamento urbano contribui para agravar os transtornos causados pelos engarrafamentos nas cidades.

Uma das soluções, é claro, é realizar a priorização do transporte público, adotando um sistema mais robusto de controle de deslocamento público e garantir um transporte coletivo de qualidade. Além disso, outras alternativas de deslocamento também podem ser disponibilizadas, como é o caso da utilização de bicicletas para transporte de distâncias menores.

E um dos grandes aliados para ajudar a resolver os problemas de congestionamentos da cidade, para Aldo Vendramin, com certeza, é a própria Construção Civil. Para o empresário, esta pode pensar na cidade como um todo, o que ajudaria a solucionar inúmeras dificuldades existentes.

Por isso, para Aldo Vendramin, a melhor solução é elaborar um planejamento integrado que seja capaz de melhorar o tempo de deslocamento das pessoas, bem como gerar empregos e aumentar a qualidade de vida da população.

E não é só isso, aliada a Construção Civil, a mobilidade urbana pode trazer muitos outros benefícios, como diminuir a poluição na cidade, contribuindo para a saúde das pessoas que moram ou trabalham no local.

Como a Construção Civil pode ajudar nesse processo?

A Construção Civil, como já sabemos, é a responsável por realizar a execução de projetos de edificação, certo? Mas isso não se resume a casas e prédios! Ela também é responsável por erguer viadutos, túneis ou até mesmo pontes, por exemplo.

Exatamente por esse motivo, explica Aldo Vendramin, é que a Construção Civil é capaz de auxiliar o planejamento urbano, remodelando os projetos de vias, pensando na construção de pontes ou até mesmo túneis para facilitar o trânsito. Além de diminuir os congestionamentos, ainda pode ajudar a poupar gastos maiores com gasolina, já que o tempo que o veículo ficará em deslocamento será menor.

E não podemos deixar de mencionar, é claro, a ocupação vertical nos grandes centros urbanos. Os grandes prédios habitacionais podem ser tanto solução quanto um problema a ser resolvido. Sabe por quê? Seus locais de construção precisam ser muito bem pensados para que não haja uma piora no trânsito local. Construir esses prédios perto de estações públicas pode facilitar o deslocamento de seus moradores, por exemplo.

E se você está pensando que os problemas com congestionamento só chegam após o projeto estar pronto, então você errou. Eles podem começar ainda com a circulação dos trabalhadores, a chegada dos materiais, de equipamentos e caminhões, por exemplo. Por isso, nesse momento, Aldo Vendramin diz que é preciso levar em consideração alguns recursos como acesso, área de estacionamento, espaço destinado para a coleta de lixo e até mesmo para o lazer.

Além disso, também é preciso entender as necessidades e os impactos que uma construção gera em um determinado local. Assim, com certeza, será necessário entender todas as mudanças e adaptações que o entorno precisará para se adaptar a um novo fluxo de pessoas, sejam moradores, visitantes ou funcionários.

E qual é o papel das construções empresariais nesse ambiente?

Para Aldo Vendramin, a possibilidade de planejar uma cidade bem como modificá-la deve ser levada em consideração, uma vez que esse desenho da cidade pode influenciar no deslocamento, facilitando-o, melhorando tanto os congestionamentos como os danos à saúde da população como do meio ambiente.

Assim, ao construir um prédio deve-se pensar no novo fluxo de deslocamentos que possivelmente estamos construindo junto com ele. Aldo Vendramin diz que devemos sempre pensar em facilitar o deslocamento da melhor forma possível, tornando-o prático e fluído. oferecendo meios coletivos para as pessoas, seja utilizando bicicletas alugadas, ônibus, metrô ou até mesmo transportes aquaviários.

Ou seja, a integração da construção civil e do planejamento urbano podem impactar diretamente na mobilidade urbana, trazendo uma melhoria na qualidade de vida da população e também do ar na cidade. Afinal, menos tempo no trânsito significa menos tempo perdido e mais tempo ganho para fazer o que realmente importa, seja estudar, estar com a família e os amigos ou até mesmo descansar.

Viu só como o planejamento urbano e a Construção Civil podem formar uma excelente dupla e melhorar seu dia a dia?

Se você gostou deste artigo, aproveite para deixar nos comentários sugestões de outros temas que você gostaria de ver por aqui.