Fiscalização eletrônica

Blitz eletrônica: entenda tudo sobre essa ferramenta

22 fevereiro, 2019
Blitz eletrônica: entenda tudo sobre essa ferramenta

Com certeza, você sabe o que é uma blitz e provavelmente já passou por uma.

Blitz é como é conhecida uma batida policial. Seu objetivo é encontrar algum tipo de ilegalidade. E ela pode ser realizada tanto por policiais quanto por agentes de fiscalização devidamente treinados. Elas podem ser aplicadas seja para apreender pessoas suspeitas de algum crime ou até mesmo para examinar e averiguar estabelecimentos.

É muito comum nas cidades brasileiras, passar por blitz de trânsito, que podem estar procurando suspeitos ou até mesmo apenas para manter a ordem e a aplicação da lei, como é o caso das blitz da lei seca.

Além da blitz tradicional, hoje também é possível realizar a blitz eletrônica. Já ouviu essa expressão?

Aldo Vendramin, presidente da empresa de tecnologia Consilux, acredita que a tecnologia está sempre facilitando o nosso dia a dia. E com a mobilidade urbana, isso não fica para trás. Um sistema capaz de gerenciar, operar e fiscalizar as vias públicas vem para ajudar a realizar a chamada blitz eletrônica.

Quer entender melhor como essa inovação veio para facilitar o seu dia a dia e tornar seus deslocamentos mais seguros e até mesmo mais rápidos? Então, esse artigo foi escrito para você!

O que é uma blitz eletrônica, afinal?

Graças a tecnologia, várias atividades que eram mais voltadas para o meio analógico podem ganhar a sua versão eletrônica. E isso facilita muito a vida do profissional envolvido e de todo mundo, não é mesmo?

Foi o que aconteceu com a blitz. Conhecida como blitz eletrônica, essa nova maneira de realizar uma blitz garante muito mais rapidez e segurança. Contando com um sistema integrado, é possível realizar um controle em tempo real dos veículos.

Além disso, sistemas integrados como os da Consilux Tecnologia são capazes de capturar imagens das placas, fazendo uma leitura do que está escrito nelas e compará-las com um banco de dados fornecido pelo órgão público responsável. Dessa forma, é possível puxar várias informações sobre o veículo, bem como sobre o condutor.

Aldo Vendramin explica que essa é uma das vantagens do sistema que permite reconhecer em tempo real qualquer irregularidade do veículo que esteja registrada no sistema.

Quais são os benefícios de utilizar um sistema de blitz eletrônica?

Equipar os agentes da cidade com um sistema eficiente é sempre uma vantagem para os profissionais assim como para a população.

Vendramin acredita que ao utilizar um sistema completo para a blitz eletrônica, uma cidade consegue fazer com que as suas blitz sejam mais eficientes e mais ágeis, sem gerar problemas para o trânsito. Assim, é mais fácil aplicá-la.

Além disso, esse sistema eletrônico traz alguns benefícios que merecem destaque:

Segurança do sistema

Todo o sistema de blitz eletrônica da Consilux, especialmente seu software e suas integrações são protegidos e garantem segurança total das informações.

Dessa forma, não é preciso realizar ligações e outras trocas de mensagens que podem ser incompletas para conseguir identificar um veículo ou uma pessoa. Basta que eles estejam cadastrados no sistema com apontamentos. E o trabalho que será feito será preciso, sem possibilidades de erros.

Recuperação de receita da cidade

Muitas vezes alguns veículos acabam com algumas inadimplências que acabam não sendo cobradas ou pagas por inúmeros motivos. Mas com toda certeza isso está registrado no sistema.

Ao realizar uma blitz eletrônica, é possível reconhecer através da placa problemas provenientes de dívidas do automóvel, sejam atrasos de IPVAs, multas ou outros tipos de infrações verificadas pelo sistema.

Assim, explica Aldo Vendramin, é possível auxiliar na recuperação dessas receitas para o município.

Recuperação de automóveis roubados

Quando as informações de um veículo roubado ou até mesmo furtado são cadastradas no sistema, enquanto estiver sendo realizada a blitz eletrônica, caso veículo se aproxime da barreira é possível identificá-lo

Vendramin ressalta que o sistema permite aos profissionais identificar antes mesmo da abordagem quais são os problemas relacionados ao veículo. Dessa forma, é possível realizar uma abordagem mais precisa e segura.

Inibir a alta velocidade e prevenir acidentes

De acordo com Aldo Vendramin, o excesso de velocidade é um fator muito recorrente das causas de acidentes de trânsito. Dessa forma, o empresário indica que para evitar acidentes e inibir que os motoristas corram demais, é possível instalar equipamentos de fiscalização eletrônica pela via.

Esses equipamentos integrados são capazes de medir a velocidade dos veículos e ao mesmo tempo registrar suas placas, emitindo provas da infração, gravando no sistema e, no caso dos sistemas da Consilux, ainda é possível emitir automaticamente a cobrança.

Reconhecimento de veículos

O sistema de blitz eletrônica é equipado com um dispositivo que é capaz de reconhecer as placas e rastrear por informações no banco de dados do órgão competente. Ao capturar uma placa, explica Vendramin, o sistema consulta se há alguma irregularidade no veículo ou até mesmo com o responsável pelo veículo.

Vigilância dos acessos das cidades

Vendramin explica que o moderno sistema da Consilux Tecnologia permite a vigilância dos acessos das cidades. Equipados com dispositivos de reconhecimento e análise de placas, o sistema é capaz de monitorar quem entrou e quem saiu da cidade. E ainda saber se aquele veículo ou seu dono tem algum problema a resolver de acordo com o banco de dados consultado.

Aldo acredita que essa seja uma forma segura de controlar quem entra e que sai da cidade para as prefeituras, que muitas vezes não dispõe de tantos recursos para manter esse monitoramento mais rígido.

Vigilância de ambientes remotos

Graças aos avanços tecnológicos, também é possível monitorar ambientes de forma remota. Assim, é possível contar com a instalação de equipamentos de vigilância, como câmeras nos locais que você pretende vigiar e enviar todas essas informações para uma central, onde podem ser efetivamente monitoradas.

Para Vendramin, esse tipo de aplicação ao mesmo tempo que torna menos dispendioso todo o processo, também torna a cidade mais segura e permite que se possa agir de forma rápida caso necessário.

Viu como sistemas eletrônicos para monitoramento e para blitz podem ajudar bastante a melhorar a operação das cidades?

Se você gostou deste artigo, aproveita e deixa nos comentários outros assuntos que você gostaria de ver aqui no blog.